
Realidade Virtual
A Realidade Virtual consiste em ambientes simulados através do computador, permitindo aos utilizadores interagir, visualizar e manipular objetos deste ambiente. Estes podem ser recriações a partir do ambiente real ou recriações originais que existem apenas no ciberespaço.
A realidade virtual tornou-se muito útil para várias atividades humanas, como medicina, arquitetura, engenharia, educação, entretenimento e treino de atividades desportivas e profissionais, permitindo simular experiências e situações reais do mundo real. Com isto foi possível economizar tempo e dinheiro e atingir objetivos que, muitas vezes, não seriam tão facilmente alcançados.
Realidade imersiva
Transporta o utilizador para um ambiente simulado completamente diferente, onde pode até interagir com os elementos desse ambiente, e desligando-o do que o rodeia no mundo real. Esta é uma experiência imersiva, pois faz o utilizador sentir que está inserido dentro do ambiente. Para conseguir este tipo de experiência, é preciso que o utilizador use um Head-Mounted Display (HMD), isto é, um ecrã usado na cabeça ao nível dos olhos. O HMD tipicamente tapa a visão das redondezas para ajudar na imersão.
Outros dispositivos de realidade imersiva: BOOM (Binocular Omni Oriented Monitor), Crystal Eye, CAVE (Cave Autmatic Virtual Environment), dataglove e os fatos de realidade virtual
Realidade não imersiva
A realidade não imersiva é o contrário da realidade imersiva. Nesta, o utilizador não se sente incluído num ambiente e visualiza imagens tridimensionais através de um monitor, interagindo com os elementos do ambiente virtual através de diversos dispositivos.
Exemplos de disspositivos de realidade não imersiva: teclado, rato, joystick, spacemouse, ring mouse, monitores, touchscreen e headphones